21/09/2017

Dez razões para plantar hortelã em casa e como utilizá-la

Confira os benefícios dessa erva tão popular e os motivos pelos quais você deveria plantá-la em sua casa!

Hortelã é uma erva bastante popular e está presente em balas e chicletes, drinks como o mojito, além de diversos cosméticos. Contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina. Ingerida ou apenas inalada, a planta proporciona muitos benefícios, como poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios, por exemplo.

O seu cheiro e sabor têm profundos efeitos
em funções cognitivas. Isso inclui funções como raciocínio, resolução de problemas, formação de conceitos, julgamentos, atenção, e até mesmo memória. Não é uma erva difícil de achar e nem de plantar; você pode encontrá-la fresca em qualquer supermercado ou plantá-la em um vasinho em casa.


Alguns dos muitos benefícios que a hortelã proporciona são:

1. Melhora a digestão: apresenta indicação etnofarmacológica para distúrbios gastrointestinais. Relaxa os músculos do estômago e melhora o fluxo de bile, que o corpo usa para digerir gorduras. Para melhores resultados, beber chá de hortelã.

2. Alivia a síndrome do intestino irritado: é muito eficiente no tratamento dos sintomas da síndrome do cólon irritado. Cápsulas entéricas revestidas de hortelã-pimenta podem ajudar no tratamento de sintomas como dor, inchaço, gases, e diarreia.

3. Ajuda a aliviar sintomas da asma e outros problemas respiratórios: seu aroma tem efeito benéfico, pois ajuda a “abrir” as vias aéreas. Pessoas que sofrem com asma e alergias podem se beneficiar do uso da erva. Realizar inalações ou beber o chá pode ser bem útil para aliviar os sintomas de asma.

4. Ajuda a aliviar sintomas de gripes e resfriados: o menthol que existe na hortelã é um eficiente descongestionante, além de ser um bom expectorante: ajuda a expelir muco e a diminuir a tosse. Tomar chá de menta é uma boa pedida para diminuir a dor de garganta e a tosse seca.

5. Alivia coceira e irritações da pele: possui propriedades anti-inflamatórias e é antipruriginosa. Por isso pode ser utilizada para aliviar áreas que coçam. Quando aplicada topicamente, tem efeito calmante e refrescante em irritações causadas por urticária, hera venenosa ou carvalho venenoso.

6. Melhora a saúde bucal: neutraliza o mau hálito e também destrói bactérias que causam cáries. Por esse motivo a erva é comumente acrescentada em produtos como creme dental, enxaguante bucal e sprays que refrescam hálito.

7. Alivia a dor: suas folhas podem aliviar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo dores de estômago. Para relaxar os músculos, combine uma xícara de sal marinho, um terço de xícara de azeite e cerca de oito gotas de óleo essencial de hortelã. Massageie o local por dez minutos e enxague.

8. Alivia náuseas: o cheiro de óleo essencial de hortelã ou das folhas frescas pode ajudar a aliviar a sensação de enjoo e ânsia.

9. Melhora a memória: a essência de menta pode agir diretamente no cérebro aumentando o estado de alerta e a memória.

10. Previne o câncer: o menthol, pode ajudar na prevenção de diferentes tipos de câncer, especialmente de próstata. Opte por utilizar o óleo de hortelã na sua forma 100% pura, pois alguns podem conter compostos nocivos que prejudicam a saúde da pele.




Fonte: Ecycle